Qual a Melhor Panela: Antiaderente ou Cerâmica?

Qual a Melhor Panela: Antiaderente ou Cerâmica?

Certamente, ter uma boa panela hoje em dia é fundamental para melhorar o sabor dos pratos que preparamos diariamente, como o arroz.

No entanto, com tantas opções de modelos e revestimentos disponíveis, é natural surgir a pergunta: “qual é a melhor panela: antiaderente ou cerâmica?”.

Então leia até o final desse artigo, que aqui vamos lhe mostrar tudo o que você precisa saber sobre qual é a melhor panela, se é antiaderente ou cerâmica 🙂

Quais as diferenças entre a panela antiaderente e a panela de cerâmica?

Escolher a colher adequada para panelas antiaderentes é essencial para evitar danos ao revestimento e garantir a durabilidade da panela.

Recomenda-se o uso de utensílios de silicone, nylon ou madeira, pois esses materiais são menos propensos a arranhar ou danificar o revestimento antiaderente, nesse artigo vamos lhe apresentar as melhores colheres para panela antiaderente. 

Qual a Melhor Panela Antiaderente ou Cerâmica - ceramica
Alta Resistência

Panela de Cerâmica

Panela Antiaderente - Teflon

Panela de Cerâmica - Prós e Contras

A panela feita de cerâmica é altamente resistente a arranhões e altas temperaturas. Além disso, não apresenta riscos de liberação de substâncias tóxicas para a comida, desde que não tenha sido pintada com tinta contendo chumbo ou cádmio.

Além do mais, as panelas de cerâmica possuem excelente propriedade antiaderente, o que evita que os alimentos grudem em sua superfície durante o preparo.

Atualmente, existem dois tipos principais de panelas de cerâmica:

  1. Panelas de cerâmica refratária: são fabricadas inteiramente com cerâmica, apresentando apenas alguns detalhes em outros materiais, como a tampa.

  2. Panelas com revestimento cerâmico: são produzidas com um material diferente, como ferro fundido ou aço inoxidável, e possuem um revestimento de cerâmica.

Panelas Antiaderente (Teflon) - Prós e Contras

A panela antiaderente, popularmente conhecida como teflon, possui um revestimento que evita a aderência de certas substâncias, o que faz com que os alimentos não grudem nela.

No entanto, em comparação com a panela de cerâmica, a panela antiaderente é menos resistente a altas temperaturas e a arranhões. Portanto, é necessário tomar precauções, como utilizar utensílios de silicone e evitar o superaquecimento.

Caso contrário, o revestimento antiaderente pode se deteriorar, perder suas propriedades e contaminar os alimentos.

É importante destacar que a composição do revestimento é uma característica relevante da panela antiaderente. Ela é produzida com uma substância chamada politetrafluoretileno (PTFE). 

Quando exposta a temperaturas superiores a 260 °C, o teflon pode liberar compostos químicos tóxicos, tais como:

  • Sulfonato de perfluorooctano
  • Perfluoroisobuteno
  • Fluoreto de carbonila
  • Fluoroacetato de sódio
  • Ácido fluorídrico
  • Tetrafluoretileno
  • E ácido perfluorooctanóico.

 

Apesar disso, a panela antiaderente (teflon) é uma opção adequada para aqueles que desejam reduzir a quantidade de óleo utilizada no preparo das refeições, sem gastar muito. Além disso, ela também auxilia no cozimento mais rápido dos alimentos.

Afinal, é melhor escolher antiaderente ou cerâmica?

Embora a panela de teflon e a de cerâmica possuam capacidade antiaderente semelhante, elas apresentam comportamentos distintos durante o processo de cozimento.

O material da panela influencia em fatores como tempo de aquecimento, capacidade de retenção de calor e outros aspectos que têm um impacto direto nos resultados das receitas.

A seguir, veja qual panela é mais adequada para ter em sua casa levando em consideração seu desempenho, preço, estética, peso e impacto na saúde.

Desempenho de cada tipo de revestimento

Apesar de tanto a panela de teflon quanto a de cerâmica apresentarem um bom desempenho no que diz respeito à aderência dos alimentos, a panela de cerâmica tende a ser superior nesse aspecto. 

Geralmente, ela possui uma superfície com maior capacidade antiaderente e também é mais resistente a riscos.

No entanto, é importante ressaltar que a eficácia e qualidade das panelas podem variar dependendo da marca e da qualidade de cada produto.

Custo-benefício dos revestimentos antiaderente e cerâmica

Essa é a pergunta que muitos tem! e a resposta é: sem dúvidas a panela antiaderente apresenta a melhor relação custo-benefício.

Isso ocorre porque um conjunto de panelas de cerâmica pode custar até o dobro do preço em comparação com as panelas de teflon (panelas com revestimento antiaderente).

Entretanto, é importante mencionar que o valor do produto pode variar dependendo das marcas, da qualidade e da tecnologia utilizada em sua fabricação.

A estética da sua casa também importa na hora da compra

De maneira geral, as panelas feitas ou revestidas com cerâmica têm uma estética mais atrativa do que as panelas antiaderentes. Isso ocorre devido à possibilidade de utilização de uma ampla variedade de cores nesse material.

Dessa forma, é mais simples escolher uma panela que harmonize com a decoração da sua casa.

Peso dos produtos

Embora a cerâmica seja mais pesada que o teflon, quando se trata do peso do produto, o material utilizado em sua estrutura tem um grande impacto.

Por exemplo, uma panela de alumínio revestida com cerâmica será consideravelmente mais leve do que uma panela de aço revestida com teflon, concorda?

No entanto, se ambas as panelas forem fabricadas com a mesma matéria-prima na estrutura, a diferença de peso não será significativa, embora a panela de cerâmica possa ser ligeiramente mais pesada.

Saúde da sua casa em primeiro lugar

Como mencionado anteriormente, ao ocorrer riscos ou exposição a temperaturas elevadas, o teflon pode liberar substâncias nocivas ao ser utilizado na preparação de alimentos.

Por outro lado, as panelas com revestimento cerâmico são consideradas seguras e sem componentes tóxicos.

Mesmo assim é fundamental você verificar se a panela tem o certificado de atoxidade, pois os materiais utilizados na pintura dos produtos podem conter substâncias nocivas à saúde.

Durabilidade é uma das principais diferenças

Quando se trata da durabilidade do revestimento antiaderente, a panela de cerâmica se destaca como uma excelente opção, pois é altamente resistente a arranhões.

No entanto, em termos de resistência a impactos, elas não possuem a mesma robustez das panelas de teflon.

Tempo de cozimento do alimento

Normalmente, as panelas de teflon possuem uma espessura mais fina e acaba que tem um aquecimento mais rápido.

Já as panelas de cerâmica demoram mais para aquecer, porém mantêm o alimento quente por um período maior mesmo após o fogão ser desligado.

Nesse caso, a escolha entre os dois melhores tipos de panelas dependerá de suas preferências e necessidades da sua cozinha.

Qual a melhor panela ou frigideira para você ter em casa: de teflon ou de cerâmica?

Conforme mencionado anteriormente, a panela com revestimento cerâmico, embora mais cara, é a opção mais resistente e saudável, tornando-a uma excelente escolha para ser utilizada em casa.

No entanto, caso não seja viável financeiramente investir em panelas de cerâmica, as panelas de teflon também são boas opções para evitar o uso excessivo de gordura. 

No entanto, é crucial substituí-las quando apresentarem arranhões no revestimento.

Perguntas frequentes

PTFE é a abreviação de poli-tetra-flúor-etileno, é um revestimento de polímero sintético com propriedades químicas, térmicas e antiaderentes excepcionais. Ou seja sua panela não gruda com esse tipo de revestimento. 🙂

O que você achou da nossa review?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?